Por Vinícius Paes
Escritores profissionais e amadores procuram em blogues saída para expressar suas idéias em forma de poesia
Os blogues são ferramentas utilizadas no mundo virtual. O número de jornalistas, escritores e outros profissionais, que usam de tal para expor idéias, opiniões e sentimentos, vem crescendo gradativamente. Não apenas pela liberdade que esses veículos de comunicação oferecem, mas também pela facilidade que se encontra ao trabalhar com eles. Portais como blogspot e wordpress são os mais escolhidos para hospedagem, principalmente por aqueles que mantêm um blogue pessoal ou literário.
Para a estudante de jornalismo, fotografa e blogueira Nátalin Guvêa, os avanços tecnológicos estão facilitando cada vez mais as coisas para aqueles que querem expor suas idéias livre de censura e preconceitos. "é possível encontrar nos blogues um turbilhão de idéias, e uma diversidade cultural enorme, não gostou? Mude de página, é fácil".
Ao falar sobre seu blogue pessoal, e a liberdade que encontra nele para se expressa Nátalin faz poesia: "O ‘Ela na Panela’ é o lugar em que me encontro, procuro sempre selecionar os ingredientes, doses de coisas boas e permitir pitadas de coisas construtivas daqueles que visitam a minha panela. Alguns sentimentos triturados, e os gostos azedos e podres fazem parte do sabor. Não sei o resultado, porém, espero sempre que seja uma saborosa refeição".
Na visão do escritor e blogueiro Tiago Nené a internet tem alargado a possibilidade de leitura e aproximado escritores de partes diferentes do mundo. "há autores nos blogues bem melhores que os publicados. A publicação está muitas vezes associada a questão de favor" diz o poeta português.
Essa aproximação proporcionada pela internet pode ser percebida nos blogues que reúnem autores, como é o caso do blogue Poema Dia, que conta com autores como Adriana Godoy, Alice Salles entre outros, e o Texto-Al do próprio Tiago Nené e sua trupe. "o Texto-al tem uma média de 120 visitas diárias, se bem que esse número oscila muito. A tendência mostra que esses números tem aumentado a cada dia" diz o poeta.
Quando o assunto é a morte dos livros por conta da ascensão de escritores virtuais os blogueiros são unânimes ao responder que uma coisa não substitui a outra. "eu gosto de blogues, porém não abro mão de um livro ao lado da cama, com capa e cheiro de papel" diz a blogueira e estudante de jornalismo Cintia Ferreira, segundo ela a literatura que se encontra na internet pode ser denominada como "alternativa", onde os autores podem expressar aquilo que sentem.
"É ali que eu desabo, criei o blogue com o objetivo de treinar a escrita e claro emitir alguns pensamentos" comenta sobre seu espaço na web, o Palavra Crua.
Um fato importante que contribui para a constante crescente dos blogues pessoais e literários, e para a divulgação destes é a integração e a interatividade entre os blogueiros. "procuro sempre novos temperos nos blogues que visito, algo que acrescente sabor e sentimento" diz Nátalin.
Dentre os preferidos pelos blogueiros está o bastante visitado Vaga Lumens, de Camila Vardarac. "gosto muito do blogue Vaga Lumens, da brasileira Camila Vardarac. Acredito e desejo que ela possa ir muito longe" diz Tiago.
É possível encontrar nas chamadas "blogosferas" um número relevante de escritores publicando textos de excelência, os blogues são uma alternativa para aqueles que procuram textos e autores menos conhecidos, porém, com enorme talento.
Portanto quando se procura uma boa leitura as antigas bibliotecas cheias de livros não são mais a única solução, é só saber procurar nas entranhas da web, e encontrará uma variedade de sentimentos e autores com algo interessante para aprensentar.
Fonte: Tempero Cultural
texto al:
fonte: Texto al
|
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário