Crianças aprendem cantando

Postado por Tempero Cultural

Por Carlos Giannoni

Projeto leva conceitos de cidadania e preservação ambiental nas escolas públicas


O projeto SOS Sou Brasileiro é voltado para crianças entre nove e dez anos de idade matriculados na quarta série da rede pública de ensino. Jornalista de formação e músico da banda NacontraMão, Marco Zannini - um dos idealizadores do projeto junto com seu pai Júlio Zannini -, diz que a principal finalidade é dar suporte ao ensino com assuntos sobre cidadania, preservação ambiental, drogas e dengue, usando a música como facilitadora.

Júlio Zannini, com formação em Engenharia Civil, palestrante e também músico da banda NacontraMão, afirma que a música tem um poder de comunicação fulminante entre as pessoas e que não conhece outro veículo entre as artes que seja tão poderoso nesse aspecto. "Somos músicos, logo estamos unindo o útil ao agradável".



Segundo eles, a ideia do projeto surgiu quando conheceram na cidade de São Paulo o grupo percussivo Soul da Lata, ligado à ONG Vira Lata, que ministra palestras sobre consciência ambiental, cidadania e dá aulas de percussão.

No ano de 2006, convidado pelos policiais do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), Júlio deu palestras sobre cidadania e preservação ambiental na escola Aldo Kühl em Limeira e este formato foi o embrião para o que viria a ser o projeto SOS Sou Brasileiro.

Marco diz que o projeto saiu do papel em 2007 após várias pesquisas sobre os temas que seriam abordados na cartilha, que foi toda custeada por patrocinadores. Segundo ele, depois de muita insistência a Secretaria da Educação fechou parceria com o projeto em 2008, atendendo mais de mil crianças da rede pública de Limeira.

As composições das letras e das músicas são de Júlio, auxiliado por seu filho. Segundo ele, Marco ajuda no desenvolvimento das canções e depois, com a ajuda da banda NacontraMão, o grupo finaliza as músicas e vai para gravação.

A dinâmica nas escolas é bem simples. Júlio diz que chega nas salas de aula, distribui as cartilhas, conversa com as crianças sobre os temas e as ensina a cantar as músicas do projeto. "A receptividade é simplesmente fantástica, pois a música tem esse poder de invadir a sensibilidade das pessoas com muita rapidez e eficiência".

Júlio define os resultados obtidos até agora como excelentes. "O projeto cria um vínculo com os alunos que ficam ansiosos para chegada do dia das palestras".


Ele frisa que professores e pais dos alunos nas reuniões relatam a mudança no comportamento dos filhos em casa, preocupados com a reciclagem dos materiais e com a dengue. Isso torna todo o trabalho gratificante, ressalta.

"Decidimos trabalhar com as crianças e passar essas informações enquanto é cedo para que a médio e longo prazo tenhamos seres humanos com outra concepção de vida, uma vida com outros valores, com outras ideias e principalmente com mais amor nos seus corações"

Marco ressalta a importância de parceiros, governamental ou empresarial, para que o projeto possa ser ampliado. As entidades que contratam o projeto podem ter o benefício de incentivos fiscais, como a redução do Imposto de Renda pela Lei Rouanet.

Serviços

O SOS Sou Brasileiro pode ser contatado pelos telefones (19) 3446 3704 / 9148 5287, ou por e-mail
juliozannini@gmail.com. O blog é http://www.sossoubrasileiro.blogspot.com/ e o site da banda NacontraMão é
http://www.nacontramao.com/




Fonte: Tempero Cultural

0 comentários:

Postar um comentário