Escola vira palco para cultura e lazer nos finais de semana

Postado por Tempero Cultural

Por Gerson Americo


As escolas públicas se mobilizam na realização de atividades de lazer e cultura, direcionadas ao público jovem. O programa Escola da Família é um dos projetos elaborados pela Secretaria de Educação, que tem como objetivo transformar as escolas em centro de convivência nos finais de semana, quando acontecem atividades voltadas às áreas de esporte, cultura, saúde e lazer.

Segundo a supervisora de ensino Silvia Helena da Silva, existem no município de Limeira 30 escolas públicas com atividades e hábitos saudáveis na melhoria e desenvolvimento da educação infanto-juvenil. As escolas contam com o apoio de alunos, professores, voluntários e da comunidade. "A educação com projetos de cultura e lazer salva vidas e alcança ótimos resultados" diz ela.

Outro projeto que complementa ás atividades é o Amigos da Escola e tem o intuito de contribuir para o fortalecimento da educação nas escolas. O projeto estimula o envolvimento de profissionais, alunos, familiares e da comunidade. Segundo a professora, a união entre esses parceiros fornece as escolas um alicerce, capaz de estabelecer e ultrapassar barreiras na busca pela educação.

Danilo Ricardo Silva, 22 anos, estudante de design, trabalhou como voluntário na escola Paulo Chaves durante quatro anos, dando aulas de arte. Ele afirma que os programas fornecem as crianças e a comunidade acesso à educação, cultura e lazer gratuitamente. "Percebemos em algumas crianças mudança de comportamento. Algumas crianças não têm estrutura familiar e aprendem na escola" frisa ele. Para Danilo, a cultura e o lazer influenciam totalmente na educação de uma criança.

Josiane Cristina Barbosa, 25 anos, professora de português, participou do projeto Escola da Família durante um ano como educadora na escola Arlindo Silvestre. Segundo ela, o trabalho feito nas escolas é um auxilio na melhoria da educação. "Com o lazer se alcança a saúde e com a cultura, a educação".

Aline Pereira Silva, 24 anos, professora de sociologia, trabalhou na escola Cônego Manuel Alves, dando aulas de biscuit. Em sua avaliação, o lazer e a cultura garantem a presença dos jovens nas escolas. "Ao invés de estarem nas ruas, eles estão realizando as atividades dos projetos", sustenta. Aline faz uma critica em relação às verbas direcionadas para as escolas, pois segundo ela são insuficientes para se desenvolver o planejamento de outras atividades.

Vera Mendes, 45 anos, moradora do bairro Parque Nossa Senhora das Dores, trabalha como monitora na escola Irmã Maria Gertrudes Cardoso Rebello. Vera acompanha de perto o desenvolvimento de sua filha de 14 anos que freqüenta a escola nos finais de semana, para participar de aulas de capoeira. Para Vera, os projetos influenciam totalmente na saúde física e mental dos jovens, pois com incentivo o aprendizado se torna ainda melhor. "O apoio da comunidade é muito importante desde que haja metas estabelecidas para se atingir o trabalho proposto", declara Vera.

Fonte: Tempero Cultural

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